terça-feira, 14 de junho de 2016

AOS SOFREDORES ANGUSTIADOS

Meu prezado irmão.
Que me ouça o Altíssimo, a cujo coração augusto e resplandecente, em o qual se contêm todas as excelsitudes do Cosmos, envio por ti a minha suplica fraternal.
Para cá das fronteiras da terra, os Espíritos, despojados das impressões carnais como que se despersonalizam, identificados nas essências sublimes do amor fraterno, laço sacrossanto que une todos os mundos e todas as almas. E’ por esse motivo que nos qualificamos de irmãos. De fato, todos o somos, sob as vistas amoráveis do Magnânimo Pai Celestial, já que nos ligam as mesmas aspirações ao Perfeito, palpitando em nossos corações a mesma partícula divina, que nos faz vibrar as almas do mais forte de todos os anseios: o de união ao Criador.
Até a mim chegou o apelo do teu coração dolorido e, se eu pudesse, arrancaria de ti as penosas impressões psíquicas, como se extirpa uma chaga.
Todavia, Jesus é o médico de todas as almas e sabe qual o tratamento que lhes convém; mas, em razão do nosso livre alvedrio, somos senhores do nosso próprio destino.
Depois de Deus, Ente Supremo, Absoluta Majestade do Universo, nada há, para os Espíritos, tão sagrado como o livre arbítrio. Dai a necessidade da iniciativa de cada individualidade, a bem da sua própria evolução. Afastar as possibilidades da auto-educação seria eliminar o progresso, seria despojar o ser de um dos seus divinos atributos, que é a liberdade. Da realidade desse asserto ressalta a ineficácia dos recursos da taumaturga, para a cura integral de uma alma enferma e abatida.
E’ á própria alma que compete, em meio das lutas ásperas e dos cruciantes amargores, nos quais está o preço de sua redenção, quando denodadamente suportadas, concatenar as suas energias latentes e as suas forças desaproveitadas para estabelecer o controle da sua existência temporária, corrigindo defeitos, dominando inclinações nocivas, envidando esforços para que a sua vontade se fortaleça, seu sentimento se eleve, sua mente se clarifique, integrando-se ela assim na harmonia dos seres e das coisas. Uma doutrina religiosa ou um bom alvitre são elementos de cura, mas não são a própria cura. A primeira a auxilia, porque ensina, esclarece, ilumina, conforta, representando para o coração angustiado um manancial de energias, onde as criaturas encontram forças para sustar os fracassos quais irremediáveis, as desgraças coletivas e para evitar a propagação de males e ruínas, paralisando o surto de resoluções inconfessáveis.
Isoladamente, porém, o Espírito, em qualquer plano da vida, tem de coordenar as suas possibilidades para o bem, para a luz, para o amor, em seu beneficio, fazendo das aspirações nobres e do trabalho proveitoso o santuário onde a sua mentalidade penetre diariamente para se purificar. Só assim conseguirá armazenar em si os grandes cabedais de energia, de fé e beleza moral, que lhe farão viver em correspondência com os planos superiores do universo, de onde lhe virão os primores intelectivos e sentimentais, como recompensa natural aos seus esforços.
Uma das mais proveitosas formas dos Espíritos se entregarem a uma atividade fecunda a prol do seu aprimoramento está na reencarnarão e elas a escolhem como o caminho mais fácil para a evolução necessária e a almejada ventura. Na plenitude da consciência, calculam as suas possibilidades e traçam um plano a que obedecerão rigorosamente e que constitue quais sempre um como mapa de trabalhos e sofrimentos.
Tomam a carne. Lutam e padecem. Suas provações parecem obedecer a um implacável determinismo e, com efeito, obedecem, porquanto foi o próprio Espírito quem traçou a senda que lhe compete percorrer, para vencer, dizemo-lo sem paradoxo, o seu próprio destino, transformando os acúleos da estrada em flores de evolução espiritual. Os bons desejos, a moral elevada, a confiança nos poderes superiores do Bem, as preces sinceras, se mantidas com perseverante vontade, lhe evitam os distúrbios psicológicos e as quedas, por pior que seja o caminho.
E’ por estas razões, estribadas na mais pura lógica, que não nos é possível modificar de vez o teu estado físico. expendemos as nossas mãos fraternas, amparamos-te com os nossos braços intangíveis, mas poderosos, e te indicamos a senda por onde chegarás á felicidade ou redenção: a misericórdia divina responderá aos teus apelos veemente.
Luta com abnegação e com heroísmo. Todos os homens nascem para triunfar da prova a que se submetem; toda carne está eivada de taras perniciosas; mas, será licito ao Espírito entregar-se-lhe á influencia, olvidando as noções da sua liberdade ativa?
Não.
O atavismo é um dos grandes escolhos que devem ser vencidos pelas almas, no trabalho da sua purificação. O Espírito, em qualquer circunstancia, é obrigado a preponderar sobre a matéria. Operando dessa maneira, o homem espiritualizará todas as suas células orgânicas, porque, se o objetivo da matéria é dar corpo e expressão ás vibrações do Espírito, a função da alma é apurá-la, santificá-la. Quando o homem compreender o alcance dessa realidade, as taras desaparecerão do planeta; por enquanto, porém, os desígnios divinos se utilizam delas como de elementos úteis nas batalhas morais que a humanidade sustenta em favor do seu aperfeiçoamento. A causa de todas as moléstias reside na alma; mas, infelizmente, as criaturas humanas, vivendo apenas entre efeitos, que são coisas transitórias e efêmeras da existência planetária, não vão ás fontes de origem escrutar a causa das dores que as afligem.
Para a enfermidade da alma, somente os remédios espirituais são aplicáveis; por isso é que te ofereço as minhas pobres palavras.
Muito perde o homem com a sua impaciência. Em face da imoralidade, deveria ele encarar cada vida como um dia de trabalho. Que tu saibas aproveitar o teu dia, purificando-te nos ideais e nos atos generosos, santificando-te em sabedoria e amor. Aprende a viver em contacto com todos quantos te rodeiam. A sociabilidade atenua os rigores da provação; a doçura e a afabilidade nos proporcionam novos elementos vetais. Insular-nos, em meio das fontes de vida que os cercam, constitue grande mal. Deus nos criou para que nos amassemos intimamente uns aos outros.
És incompreendido, torturado, ridiculizado ás vezes? Sirva isso ao teu progresso moral. Adapta-te ás formas de expressão dos que te não compreendem ainda e faze­lhes o bem que puderes.
Toda alma deve ser um foco atraente de virtudes. O maior mérito de um Espírito reside nas boas acões que levou a efeito a pról dos outros. No sacrifício está o segredo da ventura espiritual e, nos instantes amargos de ríspidas provas, refugia-te no templo augusto das preces fervorosas e veementes. Do Alto dimanarão radiosidades indefiníveis para o teu Espírito, que se sentirá reconfortado na jornada terrena.
Considera o objetivo do “CONHECE-TE A TI MESMO” e a tua mente, longe de ser atingida por vibrações de amargura, constituirá um refúgio luminoso de sagradas energias espirituais, onde outras almas buscarão conforto, coragem, luz e amor.
Autor: Emmanuel
Psicografia de Francisco CândidoXavier

Mensagem da espiritualidade para os Pais.

“A vontade do mal macula a alma quando acometida do desejo de causar a outrem todo e qualquer prejuízo, pois isso é antes ser egoísta do que cristão.
Pois o desejo de que o semelhante sofra por exemplo vem do desejo de que ele perceba algo que somente a dor será capaz de ensinar, porém tal faculdade cabe a Deus e não aos homens, não dotados até agora do senso correto do justo e correto.
Deus permite o mal como educador do caráter humano e assim sabe os limites necessários no educandário da vida, pois do contrário não seria educador mas sim tirano como nós os homens.
A matéria ainda não permite a visão correta do justo, pois ainda estamos todos contaminados por más inclinações que nos impedem a certeza de que o caminho escolhido será o melhor a seguir.
Por isso a inspiração divina nas escolhas é tão importante, pois virá a luz a nos impedir de escolher o mal como ferramenta de ensino.
O mal é antes de tudo uma opção nossa e não uma imposição divina, pois é da lei que toda causa produzirá um efeito correspondente e por tal motivo o mal que praticarmos haverá de germinar em expiações as vezes terríveis.
Mas Deus nos educa pelo caminho do bem ao mostrar que o amor é um único capaz de afastar de nós uma multidão de pecados, desde que sejamos felizes com a nossa opção pelo bem.
Deus pede que sejamos verdadeiros em nossos desejos e que não nasçam do erro de enganar quem quer que seja, inclusive a nos mesmos.
Por isso a vida nos impele a seguir sempre o caminho do amor, mesmo quando estivermos entravados em situações de revolta e ódio, pois adoecido estará o sentimento que deve nos guiar, mas jamais apagado, pois vem de Deus esse belo meio de vida.
Olhem com amor e verão luz aonde haja ainda somente trevas, pois assim não haverão de desejar o mal a ninguém, mas apenas o bem e saberão deixar para Deus o que somente à Ele pertence, ou seja, a justiça.
Hoje ainda nos deparamos com departamentos sociais que se dedicam ao bem simplesmente como meio de vivenciar o acadêmico, mas isso é um erro, pois o bem vivencia-se por meio do evangelho, sendo as suas lições o verdadeiro educandário.
Digo isso porque se escolhestes o bem não encontrarás o caminho tão somente nos educandários das ciências, mas sim, e sobretudo, no evangelho do Cristo, pois este é e sempre será para todos o maior de todos os Mestres.
Jesus veio exemplificar o amor, ensinando a todos nós o poder do perdão, da caridade, da indulgencia e da benevolência para com todos, exigindo de nós apenas a obediência a Deus, para que saibamos a importância da figura paterna que este representa.
Por isso neste dia dos pais que lembre-se da mensagem cristã do amor e verá que ser pai é isso amar acima de tudo, buscando pela educação salutar da ação e dos exemplos a melhor escola da vida.
Não busquem a censura de quem quer que seja, mas lembre-se de que o amor será a única porta segura a lhe abrir o caminho da felicidade e ser pai é isso.
Olhe seu pai e seus filhos como irmãos e verá como é lindo o desejo cristão de servir, pois são para nos a escola da vida, com provas, mas, sobretudo, sucessos e derrotas, entretanto com a sabedoria que nos unimos verdadeiramente a outrem quando este laço nasce e se forma pela sabedoria do amor.
Olhe a escolha que fizeste de ser pai como aquele que deseja ser a escola do amor e com certeza a prova será mais doce e a sabedoria mais duradoura.
Para aqueles que ainda não souberam perdoar, olhem para si mesmos e vejamos quanto mal poderá ser evitado quando a escolha do amor for feito e assim dê esse passo adiante, por opção de ser feliz.
E quando chegar a hora olhem para o alto e louvem aquele que é o Pai de todos nós, por concessão divina, Jesus Cristo, nosso mestre tão amado.
Que a luz do Cristo ilumine a todos.
Que assim seja.
Lúcia.
Assistida por Pedro Paulo.

Mensagem de Conforto (André Luiz - Chico Xavier)

 

Quando você se observar, à beira do desânimo, acelere o passo para frente, proibindo-se parar. 

Ore, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras. 

Faça algo de bom, além do cansaço em que se veja. 

Leia uma página edificante, que lhe auxilie o raciocínio na mudança construtiva de ideias. 

Tente contato de pessoas, cuja conversação lhe melhore o clima espiritual. 


Procure um ambiente, no qual lhe seja possível ouvir palavras e instruções que lhe enobreçam os pensamentos. 

Preste um favor, especialmente aquele favor que você esteja adiando. 

Visite um enfermo, buscando reconforto naqueles que atravessam dificuldades maiores que as suas. 

Atenda às tarefas imediatas que esperam por você e que lhe impeçam qualquer demora nas nuvens do desalento. 

Guarde a convicção de que todos estamos caminhando para adiante, através de problemas e lutas, na aquisição de experiência, e de que a vida concorda com as pausas de refazimento das nossas forças, mas não se acomoda com a inércia em momento algum. 

André Luiz;
Médium: Francisco Cândido Xavier;
Do Livro: Busca e Acharás.

Melindres (Richard Simonetti)

 

Indagado sobre problemas de relacionamento humano, disse Chico Xavier:

Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa: à mais leve contrariedade, se sentem humilhadas... Ora, nós não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas... Somos Espíritos altamente endividados - dentro de nós o passado ainda fala mais alto... Não podemos ser tão suscetíveis assim...

Com a sabedoria de sempre, há todo um tratado de bem viver em suas singelas expressões.

Muitos problemas seriam evitados se as pessoas se dessem ao trabalho de cogitar dos objetivos da existência.

Não somos fruto do acaso, a partir do encontro de um óvulo com espermatozoide vencedor. 

Vivíamos antes do berço.

Viveremos após o túmulo.

Transitamos pela Terra pilotando o corpo, máquina frágil que precisa ser alimentada e cuidada. 

A todo momento apresenta desajustes e dores que exigem cuidados e, não raro, nos oprimem.

E convivemos com pessoas que guardam limitações semelhantes, sob a regência do egoísmo, esse vilão das almas, a sustentar as dores e confusões do Mundo.


Estimaríamos, no relacionamento humano, banhar-nos em rosas, guardando inefável tranquilidade e inalterável bem-estar.

Ocorre que isso nunca acontece em plenitude, porquanto há sempre espinhos que nos ferem a sensibilidade, impostos pela convivência com desafetos da Terra e do Além.

O problema, amigo leitor, não está na contundência dos espinhos, mas, como afirma Chico, em nossa suscetibilidade, que se exprime na facilidade em nos melindrarmos.

É como uma alergia. 

Há pessoas que podem comer quilos de queijo, sem problema algum. Outras ficam com o rosto deformado pelo inchaço, ingerindo mínima porção.

O melindre é a alergia da alma. 

Um mínimo de contrariedade e eis o estrago feito, promovendo transtornos em nosso ânimo.

Para vencer a alergia física há uma terapia de dessensibilização, com o suporte medicamentoso a ser aplicado com critério e perseverança.

Para vencer a alergia espiritual, que tanto nos perturba e aborrece, é preciso arejar a alma, com o exercício perseverante da humildade.

Alguém alegará:

– Como pode ser a humildade o remédio para o melindre se é justamente por sermos humilhados que nos sentimos melindrados?

Quem assim questiona está confundindo humildade com humilhação. 

A humilhação é a sensação de rebaixamento, de discriminação. Julgamos que alguém nos boicotou, diminuiu ou menosprezou…

A humildade é a consciência de nossas próprias limitações, que nos induz a não nos julgarmos melhor do que ninguém.

É simples entender.

Se sou humilde, nunca me sentirei humilhado.

Se me sinto humilhado, humilde não sou.


Proclama Jesus (Lucas, 17:21):

…o Reino de Deus está dentro de vós.

Isso significa que entrar no Reino é realizá-lo em nossa própria consciência, em inefável tranquilidade interior.
Jesus nos indica como fazê-lo, em O Sermão da Montanha (Mateus, 5:3):

Bem-aventurados os humildes, porque deles é o Reino de Deus.

Olhe aí, amigo leitor, mais uma vez a humildade!
É muito mais do que um remédio para a alergia da Alma!
É o passaporte para estados de beatitude na consciência, o Reino em nós, sem as escuras nuvens de indesejável suscetibilidade.

Autor: Richard Simonetti

PROCURANDO UM CENTRO ESPÍRITA FORTE

 

 
 
- Senhor Fabrício - disse o frequentador da casa espírita - há várias semanas venho comparecendo às reuniões de assistência espiritual, segundo suas recomendações e, até o momento, não experimentei nenhuma melhora. Continuo com a enxaqueca de sempre, acompanhada de insuperável angústia e incômodos desajustes digestivos . . .
- Meu irmão - responde o dirigente - é assim mesmo. Como venho lhe explicando, você está sob a ação de um obsessor do passado. É preciso dar tempo ao tempo . . . 
- Mas, senhor Fabrício - reclama o freqüentador - informaram-me que este é um "centro forte". Mentores poderosos aqui trabalham. Poderiam resolver minha situação rapidamente . . . 
- Não apenas aqui, mas em qualquer agrupamento onde se procure observar a orientação espírita e as lições de Jesus, há benfeitores espirituais agindo em nosso benefício. Ocorre que a solução de nossos problemas não depende tanto da ajuda do céu; é imperiosa a boa vontade dos interessados da Terra. Não basta receber ajuda dos Espíritos, os benefícios do "passe" ou o conforto da mensagem espírita cristã. É preciso cultivar a oração, disciplinar as emoções, superar irritações e ressentimentos e, sobretudo, exercitar o Bem. O esforço da caridade é recurso fundamental de libertação, sensibilizando os perseguidores espirituais e demovendo-os de suas intenções malévolas.
- Sim, sim - concorda o cavalheiro, sem convencer-se - Mas o senhor há de convir que com as dificuldades que venho enfrentando é possível seguir semelhante orientação!
- Realmente, não é fácil, nem tanto em virtude de seu estado, mas muito mais porque semelhante tentativa exige uma mudança radical em nossas motivações, no empenho por superar o imediatismo terrestre para raciocinar em termos de Vida Eterna. Raros se dispõem a essa "guinada existencial"...
- Quer dizer que não há outro caminho?
- Penso que não - concluiu Fabrício - pelo menos não o conheço. O próprio Cristo referiu-se a ele quando falou sobre a porta estreita...
- Pois bem - informou o cavalheiro - seguirei sua orientação.
O cavalheiro freqüentador da casa espírita despediu-se e partiu. Nunca mais voltou! Seguiu em frente, à procura de um "centro forte" . . .



Muitos enxergam o Centro Espírita como um mero recurso de cura para males corporais e espirituais, cuja eficiência está subordinada à "força" de seus dirigentes e guias.
Fazem "via sacra" nos agrupamentos espiritistas, sem aprender a lição fundamental: a cura de seus males está subordinada, essencialmente, ao esforço de sua própria renovação.
 
(Richard Simonetti)
 

Quem procurar o Espiritismo somente para obter cura imediata de seus males físicos e espirituais, ou para resolver de pronto seus problemas materiais, poderá ficar decepcionado.
Porque somente se realiza o que estiver dentro das leis divinas. E o Espiritismo não tem por finalidade principal a realização de fenômenos, mas, sim, o progresso moral da humanidade.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Alcoolismo na Visão Espírita

 

 
Existem diversos casos de obsessão e transtornos espirituais causados pelo vício do alcoolismo e por outros. Poderemos observar episódios em que espíritos conduzem as pessoas para os mais graves problemas conjugais, profissionais, espirituais, envolvendo-as em tramas cruéis.

No livro "Nos Domínios da Mediunidade", capítulo 15, de André Luiz/Chico Xavier, por exemplo, veremos um ambiente em que se encontram diversas pessoas bebendo e alguns espíritos influenciando-as. Isso acontece, algumas vezes, para que eles absorvam os fluídos de encarnados que se entregam com prazer à bebida e, em outras, para poder levá-los à desgraça. Como em um caso em que um homem escrevia, por influência de um espírito, uma matéria para um jornal e, esse artigo, causaria enormes danos a uma moça. Esse espírito tinha interesse em prejudicá-la, por motivos pretéritos. Observamos então, com esse exemplo, até que ponto alguém poderá ser um canal negativo, em que permitirá influências do mal em SUA vida e na de OUTRAS pessoas.

Um espírito esclarece no livro de André Luiz que "Há mil processos de reajuste no Universo Infinito, em que se cumprem os Desígnios do Senhor, chamem-se eles:

- aflição
- desencanto
- cansaço
- tédio
- sofrimento
- cárcere...”.

Quando o espírito se demora no vício e não o deixa, a Lei Divina poderá conduzi-los a "prisão" regeneradora:

"— Há dolorosas reencarnações que significam tremenda luta expiatória para as almas necrosadas no vício. Temos, por exemplo, o mongolismo, a hidrocefalia, a paralisia, a cegueira, a epilepsia secundária, o idiotismo, o aleijão de nascença e muitos outros recursos, angustiosos embora, mas necessários, e que podem funcionar, em benefício da mente desequilibrada, desde o berço, em plena fase infantil" – continua a explicação.

É necessário deixar as correntes de pensamentos e ações negativas que se agregam às mesmas faixas vibratórias, para se livrar de obsessões e dos danos que o alcoolismo pode trazer.

A lei da afinidade vale para a FELICIDADE que tanto buscamos. Vejamos, ainda em um trecho do livro "Nos Domínios da Mediunidade", como isso pode ser feito:

"Trabalho digno, bondade, compreensão fraterna, serviço aos semelhantes, respeito à Natureza e oração constituem os meios mais puros de assimilar os princípios superiores da vida, porque damos e recebemos, em espírito, no plano das ideias, segundo leis universais que não conseguiremos iludir". Fica claro aqui que, por mais que adiamos o Bem, a vida cobrará um dia, pois enganamos a nós mesmos, mas nunca às leis de Deus.

É importante ressaltar que o Espiritismo, por ser uma doutrina que não se afasta da ciência, pede aos que são alcoólatras buscarem uma avaliação clínica adequada. Em alguns casos é necessário o tratamento psiquiátrico e psicológico. Porém, nunca se esqueçam da parte espiritual. 

Fonte: Mensagem Espírita

Transtorno Bipolar

CONTRIBUIÇÃO ESPÍRITA AO TRANSTORNO BIPOLAR

O transtorno bipolar é uma doença funcional do cérebro relacionada aos neurotransmissores cerebrais, que provoca oscilações imprevisíveis do humor, que vai da depressão aos estados mais elevados, chamados de hipomania ou mania.

Afetando em torno de 1% da população, distribuído igualmente entre homens e mulheres, o TB (transtorno bipolar) permanece como crônico em 1/3 dos acometidos, perdurando por toda vida. Surge geralmente na terceira década de vida e os sintomas depressivos predominam na maior parte do tempo.

Conquanto receba o nome de transtorno bipolar do humor, ele tem subespécies em que só se manifesta a mania ou a depressão ou estados mistos de mania e depressão, em que predomina a irritabilidade. Comumente, quando se apresenta com o predomínio dos sintomas depressivos é mal diagnosticado como depressão maior e tratado erroneamente com antidepressivos somente, o que piora o quadro.

Por isso, o diagnóstico deve ser feito por profissional qualificado, após exame clínico acurado e colhida história detalhada da enfermidade e sua evolução.

Sabe-se que o transtorno funcional dos neurotransmissores como noradrenalina, serotonina e dopamina desempenham papel fundamental na doença, e estudos mostram uma base genética também, pois incide mais freqüentemente em algumas famílias.

Conquanto existam os fatores predisponentes, há também as situações desencadeantes, geralmente associadas ao estresse ambiental ou uso e abuso de substâncias psicotrópicas, legais e ilegais.

Pelo que você pode observar, até agora analisamos apenas os fatores biológicos e ambientais, ficando uma lacuna nos aspectos psíquicos e espirituais. Há fatores intrapsíquicos, como a estrutura de personalidade, que joga como um fator de facilitação para a emersão do estado patológico.

Aqui, de igual forma, torna-se impossível separar os fatores espirituais, cármicos, dos fatores psíquicos, pois ambos procedem de uma mesma fonte, qual seja, o espírito imortal.

Torna-se vital avaliarmos o papel que desempenha o cérebro e o corpo físico como um todo no processo da evolução espiritual. O cérebro e o sistema endócrino-humoral são um grande sistema cibernético ou computadorizado, de natureza analógica e não digital, isto é, responde às gradações de forma gradual e não pelo tudo ou nada. Isso faculta ao cérebro ser um meio modulador dos impulsos mentais advindos do espírito, atenuando-os ou potencializando-os, conforme as necessidades adaptativas ou educativas da interação espírito-matéria.

Assim sendo, as tendências patológicas agem como um alarme, fazendo o espírito automodular-se nas tendências e paixões. É a própria Lei de Causa e Efeito a serviço da educação, finalidade maior de sua existência no grande plano pedagógico de Deus.

À guisa de metáfora, seria como um mau motorista que, notório abusador dos recursos do veículo, desgastando-o prematuramente no descontrole da velocidade e nas frenagens, arriscando-se e levando riscos aos outros, recebesse como parte do seu processo reeducativo um veículo com deficiência nos freios, obrigando-o a restringir a velocidade e a utilizar marchas adequadas, de modo a lhe permitir o devido controle no direcionamento veicular.

Assim, podemos melhor compreender a injunção cármica dos transtornos mentais como um todo, que servem de recursos retificadores dos trânsfugas espirituais que, destarte, corrigem em si mesmos os desvios das paixões alucinantes, do suicídio direto e indireto, dos abusos da inteligência e de outras formas de viciação e alienação do espírito.

No âmbito do tratamento, embora a própria enfermidade seja em si mesma uma forma de cura da causa original do problema, a providência divina concedeu à medicina humana os meios paliativos e mesmo efetivos de controlar, digamos, o descontrole. No caso do transtorno bipolar temos uma imensa gama de substâncias chamadas de estabilizadores do humor que se utilizam no tratamento de crise e no de longo prazo dessa devastadora doença.

Sob o ponto de vista espiritual, strictu sensu, a reforma íntima, a vigilância e a oração, o propósito no bem, as ações beneficentes constituem-se na melhor profilaxia e tratamento. Não raro, os portadores de TB trazem um séquito de cobradores do passado que podem vir a ser soezes obsessores, complicando um quadro já em si complexo e difícil. O transtorno bipolar do humor parece ser um facilitador da manifestação de faculdades mediúnicas, o que junto às afinidades espirituais do passado e os seus compromissos, vulnerabilizam sobremaneira o enfermo, que se torna assim presa fácil de múltiplos fatores alienantes. É desnecessário dizer que a utilização da terapêutica espírita é de grande valia, se acompanhada do devido esforço regenerativo por parte do doente.

Autor: Dr. Luiz Antônio de Paiva

(matéria publicada na Folha Espírita em agosto de 2006 - Dr. Luiz Antônio de Paiva é médico psiquiatra e vice-presidente da Associação Médico-Espírita de Goiás)